Agência Panafricana de Notícias

Presidência nigeriana confirma libertação de 21 alunas raptadas de Chibok, norte do país

Abuja, Nigéria (PANA) - Vinte e uma das mais de 200 alunas de Chibok, no nordeste da Nigéria, sequestradas por insurgentes islamitas de Boko Haram em abril de 2014, foram libertas e entregues ao Governo, confirmou quinta-feira a Presidência nigeriana.

Segundo a fonte, as alunas em causa estão sob a guarda dos serviços secretos da nação, o departamento dos Serviços de Segurança do Estado.

“Está confirmado que 21 das alunas desaparecidas de Chibok foram libertas e que estão sob a custódia da guarda do departamento dos Serviços do Estado (DSS). O diretor-geral do DSS, Malam Lawal Daura, acaba de informar o Presidente da República, Muhammadu Buhari, sobre a questão", deu a conhecer o porta-voz presidencial, Mallam Garba Shehu.

« A libertação limitada destas meninas é o corolar das negociações entre a administração e Boko Haram, com a intervenção da Cruz Vermelha Internacional e do Governo suíço. As negociações vão continuar », acrescentou.

Havia uma certa confusão sobre a autencidade da libertação, com o Exército nigeriano a declarar não conhecer tais operações ou libertação das meninas.

De acordo com uma outra fonte, as meninas foram recuperadas por um helicóptero militar da zona de Banki do Estado de Borno onde militantes de Boko Haram as haviam depositado muito cedo segunda-feira última.

A libertação das 21 meninas surge numa altura em que o Presidente Buhari iniciou uma viagem de três dias à Alemanha para buscar a ajuda para a reconstrução do nordeste da Nigéria destruído pela seita islamita e terrorista Boko Haram.

Boko Haram raptou as meninas do seu liceu, Chibok Girls Secondary School, no Estado de Borno, a 14 de abril de 2014, recorda-se.

-0- PANA MON/MA/MTA/BEH/IBA/MAR/DD 14out2016