Agência Panafricana de Notícias

Presidência ivoiriense desmente relatório da ONU sobre perseguição de pró-Gbagbo

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - A Presidência ivoiriense exprimiu "um vivo protesto" na sequência da divulgação dum relatório do grupo de peritos das Nações Unifas que acusou as autoridades ivoirienses de querer atentar contra a vida dos apoiantes do ex-Presidente Laurent Gbagbo exilados no Gana.

Segundo um comunicado publicado terça-feira e assinado pelo secretário-geral da Presidência, Amadou Gon Coulibaly, o conteúdo do relatório tem «alegações falsas e irresponsáveis ».

«O Governo apela ao Comité de Sanções sobre a Libéria a velar por uma melhor escolha dos peritos e exigir deles mais profissionalismo e rigor na execução dos seus mandatos», prosseguiu o comunicado.

Para a Presidência ivoiriense, tais acusações poderão igualmente ter consequências negativas sobre a cooperação com os diferentes comités de sanções.

Lembrando que a Côte d’Ivoire é « um Estado de Direito que mantém excelentes relações com os países amigos e irmãos da Libéria e do Gana », a Presidência interpela o Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre as consequências de tais acusações nas suas « excelentes » relações com os seus vizinhos.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/FK/TON 04dez2013