Agência Panafricana de Notícias

Preços dos produtos alimentares básicos estáveis em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os preços dos produtos alimentares de primeira necessidade em Cabo Verde mantiveram-se estáveis durante o segundo trimestre de 2015, com exceção do milho produzido localmente e do feijã bongolon, soube a PANA, segunda-feira, de fonte da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA).

A análise trimestral dos preços nacionais feita pela ARFA indica que o preço médio dos produtos nacionais e importados apresentaram pouca alteração no período em referência, ou seja, de +0.5% e +0.1%, respetivamente.

No entanto, a agência reguladora concluiu que, quando comparado aos preços médios do trimestre anterior, confirma-se um aumento de 2.4% no preço médio dos produtos nacionais, com a subida do preço do feijão bongolom a ofuscar o impato da queda dos outros produtos.

Neste sentido, quando é feita a comparação com o preço médio dos produtos importados no segundo trimestre, verifica-se um aumento de preço em relação ao trimestre anterior (+0.6%), espelhando principalmente o aumento do preço do arroz de segunda.

De acordo com a ARFA, relativamente ao preço médio do trimestre homólogo de 2014, observa-se no segundo trimestre de 2015 um aumento de 11.0% do preço médio dos produtos nacionais, refletindo o grande aumento no preço do milho local e do feijão bongolom.

Nos produtos importados, nota-se que preço médio do segundo trimestre de 2015 registou uma queda de 1.9% em relação ao período homólogo, espelhando a baixa de preços em todos os produtos, com exceção do arroz de segunda.

A Análise Trimestral dos Preços Nacionais é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços nacionais de produtos alimentares básicos com base no Observatório do Mercado da ARFA, cuja recolha de dados é feita semanalmente pela agência reguladora e pelo Ministério do Desenvolvimento Rural (MDR).

-0- PANA CS/TON 03agosto2015