Agência Panafricana de Notícias

Preços dos combustíveis sofrem ligeiras reduções em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Os preços de todos os combustíveis, com exceção do gás butano, ficaram ligeiramente mais baratos em Cabo Verde, a partir desta quinta-feira, 01 de outubro, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte reguladora

Segundo a nova tabela de preços máximos estabelecidos pela Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), o gasóleo normal passou a ser vendido a um preço máximo de 74,40 escudos (67 cêntimos de euro) por litro, uma descida de 4,37 por cento face ao preço praticado em setembro último.

Já a gasolina passou a ser vendida a 101,50 escudos (92 cêntimos de euro), preço praticamente inalterado, o petróleo a 59,40 escudos (54 cêntimos de euro), o que reflete uma descida de quatro por cento, enquanto o do litro de gasóleo para eletricidade caiu 5,43 por cento, para 59,20 escudos (53 cêntimos), e do gasóleo marinha recuou 5,53 por cento, para 49,50 escudos (45 cêntimos).

As únicas subidas registaram, ao nível do gás butano, mais de cinco por cento, que passou a variar entre 335 e seis mil 467 escudos (três a 58 euros), respetivamente para  botijas de três a 55 quilogramas.

Comparativamente ao período homólogo, de outubro de 2019, os cálculos da ARME apontam para uma variação média dos preços dos combustíveis à venda no país correspondente a uma diminuição de 14%, e a um decréscimo de 3% relativamente à variação média ao longo do ano.

A ARME justifica que esta atualização referindo que, de acordo com “os dados publicados no Platts European Marketscan e LPGasWire, os preços médios dos combustíveis nos mercados internacionais, cotados em USD/ton., diminuíram durante o mês de setembro relativamente ao mês de agosto, com excepção do Butano”.

A agência reguladora destaca que, durante o mês de setembro corrente, os preços do petróleo, nos principais mercados internacionais, mantiveram a tendência de descida.

Nesse mesmo mês, verificou-se o fortalecimento do dólar, sendo que, no último dia, evidenciou-se uma depreciação do euro face ao dólar dos Estados Unidos, em -2% (1,1708), comparado ao câmbio do último dia do mês de agosto.

A pandemia da covid-19 também continua a influenciar os mercados, segundo a mesma fonte.

“As incertezas sobre a economia mundial continuam a influenciar de forma negativa as cotações da commodity. O temor da imposição de novas medidas de confinamento, devido à subida de casos de coronavírus na Europa, continua a afetar a procura de petróleo bem como as perspetivas do mercado que continuam negativas”, explicita a ARME em nota de imprensa.

Os novos preços estão em vigor a partir da zero hora do dia 1 de outubro, até ao dia 31 de outubro de 2020.

-0- PANA CS/DD 01out2020