Agência Panafricana de Notícias

Preço da cerveja aumenta em Moçambique

Maputo- Moçambique (PANA) -- A empresa Cervejas de Moçambique (CDM), filial da South African Breweries, anunciou um aumento de 7,6 por cento do preço dos seus produtos a partir de segunda-feira.
A CDM justifica este aumento pela subida dos preços dos produtos importados, como o malte e o lúpulo e a embalagem.
Um comunicado da CDM indica que o aumento dos preços "é muito menos importante que o do custo das matérias-primas e da inflação prevista no país em 2009".
A CDM precisou, contudo, que o preço da cerveja produzida para os consumidores mais modestos, a "Raiz", vai permanecer em 20 meticais (cerca de 76 céntimos do dólar americano) a garrafa de 550 mililitros.
O preço recomendado ao público dum copo de cerveja à pressão de 340 mililitros num bar passa de 12 a 13 meticais, o que representa um aumento de 8,3 por cento.
O preço recomendado para uma garrafa de 550 mililitros das principais marcas como a Laurentina e 2M, está doravante em 27 meticais (o que constitui um aumento de 8 por cento em relação ao preço precedente de 25 meticais) enquanto uma garrafa de cerveja preta vai doravante custar 29 meticais.
A CDM detém o monopólio do fabrico de cerveja em Moçambique.
Ela explora duas fábricas, em Maputo e na Beira, e conta abrir uma terceira este ano em Nampula.