Agência Panafricana de Notícias

Portugal "importa" quatro casos de coronavírus de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Quatro casos positivos de coronavírus (Covid-19) foram assinalados domingo, em Portugal, em pessoas que regressaram nos últimos dias de Cabo Verde, segundo registos epidemiológicos, divulgados naquele país europeu.

O Serviço Nacional de Saúde português não especificou se os infetados pelo vírus são todos Portugueses ou se há Cabo-verdianos entre eles, nem tão pouco em que ilha eles estiveram.

Apenas aponta o país, Cabo Verde, como sendo a origem destes casos importados, em Portugal.

Para impedir a propagação da pandemia de Covid-19 no arquipélago cabo-verdiano, o Governo cancelou, desde 19 de março corrente, ligações aéreas, a partir do exterior, permitindo apenas voos de repatriamento de cidadãos estrangeiros ou de regresso de Cabo-verdianos, que são obrigados a cumprir um período de quarentena.

Foi assim que, nos últimos dias da semana passa, centenas de Portugueses, sobretudo turistas, foram repatriados do arquipélago em voos realizados para o efeito, tanto pela transportadora portuguesa, TAP, como pela cabo-verdiana, CVA.

Questionado na tarde de domingo sobre o assunto, o diretor nacional da Saúde de Cabo Verde, Artur Correia,  disse tratar-se de um facto normal, porquanto, frisou, o arquipélago  recebeu milhares de turistas, especialmente na ilha da  Boa Vista, onde se tinham registado os primeiros casos positivos de Covid-19, no país.

“É natural que alguns turistas tenham regressado aos seus país infetados, já que se registou um caso a partir de um hotel na ilha da Boa Vista”, explicou Artur Correia.

Entretanto, ao fazer o ponto da situação sobre o Covid-19, no arquipélago, ele destacou o facto de não se ter registado qualquer novo caso positivo, em Cabo Verde, além dos três existentes, precisamente um casal na Praia, e um homem na Boa Vista.

Artur Correia adiantou que o Ministério da Saúde submeteu, nas últimas 24 horas, mais quatro amostras de suspeitos de coronavírus, das quais três revelaram-se negativas e uma aguarda pelo resultado.

Dos quatro exames, dois, que se revelaram negativos, são de pessoas contactadas, dois casos positivos na cidade da Praia.

Os dois outros são de pessoas em quarentena em hotéis na ilha da Boa vista, sendo que um se revelou negativo e que outro aguarda ainda pelo resultado.

Quanto aos dois casos suspeitos anunciados sábado último, 28 de março corrente, que se revelaram inconclusivos, e que, segundo a imprensa, se trata de duas crianças filhas do casal, com resultados positivos, residentes no bairro de Achada São Filipe, continuam inconclusivos.

Segundo Artur Correia, daqui a dois ou três dias, os exames dos menores serão repetidos, mesmo que não estejam a apresentar sintomas, mas estão em isolamento no Hospital Central da cidade capital cabo-verdiana, Praia.

Cabo Verde registou, até ao momento, seis casos positivos de Covid-19, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na cidade da Praia, na ilha de Santiago.

De entre os quatro casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito. Trata-se dum cidadão inglês de 62 anos de idade, que foi a primeira pessoa cujo teste se revelou positivo, de acordo com o responsável.

-0- PANA CS/DD 30março2020