Agência Panafricana de Notícias

Portugal apoia Cabo Verde no tratamento de doentes críticos com covid-19

 

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo português anunciou, quarta-feira, em Lisboa, que vai enviar duas equipas de profissionais de saúde para Cabo Verde para ministrar, entre 04 e 11 de junho corrente, a componente presencial da formação Abordagem e Tratamento do Doente Crítico covid-19", apurou a PANA de fonte segura.

Em comunicado, o gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e  Cooperação de Portugal precisa que cada equipa é composta por uma médica e uma enfermeira com experiência em cuidados intensivos, e que as formações terão lugar, simultaneamente, no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, na ilha de Santiago,  no Hospital  Baptista de Sousa, no na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

De acordo com a fonte, a componente presencial da formação, que terá a duração de 48 horas e foi antecedida por uma teórica ministrada online, deverá abranger 10 médicos e 22 enfermeiros cabo-verdianos.

Gestão e organização de circuitos, avaliação de doentes críticos, práticas de ventilação mecânica, oxigenioterapia e transporte de doentes críticos serão algumas das componentes da formação.

A operacionalização da iniciativa resulta da assinatura de um Acordo de Parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos - e o Ministério da Saúde de Cabo Verde.

A ação de formação integra o Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia covid-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

As novas equipas chegam a Cabo Verde depois de, em maio último, médicos e enfermeiros portugueses terem estado no país no âmbito de uma missão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para apoiar  autoridades de saúde cabo-verdianas no combate à pandemia.

As equipas destacadas para os hospitais centrais na Praia (ilha de Santiago) e no Mindelo (São Vicente) foram coordenadas pelo INEM, na sequência da missão de avaliação portuguesa que esteve em Cabo Verde de 05 a 12 de maio último, em colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

A missão decorreu entre 17 e 30 de maio e mobilizou dois médicos e quatro enfermeiros, do INEM, do Exército português, da Força Aérea Portuguesa e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (Aveiro), especialistas em urgência e cuidados intensivos e no atendimento e tratamento a doentes críticos com covid-19, que acabaram também por dar formação a mais de 100 profissionais cabo-verdianos na Praia e 140 em São Vicente.

-0- PANA CS/DD 03junho2021