Agência Panafricana de Notícias

Porto camaronês de Douala novamente congestionado

Douala, Camarões (PANA) – O Porto de Douala, nos Camarões, está de novo congestionado por causa da morosidade alfandegária na movimentação de mercadorias, soube a PANA junto dos utentes desta infraestrutura.

De acordo com Didier Tizeu, um agente de alfândega, «a situação no porto de Douala voltou a ser insuportável».

«O processo de desalfandegamento e de retirada de mercadorias no porto de Douala dura pelo menos uma semana, quando, há alguns dias, estas operações se realizavam num só dia», indicou.

À semelhança de Didier Tizeu, outros prestatários de serviços no porto de Douala queixavam-se dos mesmos problemas aduaneiros.

As consequências desta situação são enormes tanto para importadores, transitários, agentes aduaneiros, operadores de terminal e outros prestatários de serviço no porto de Douala como para consumidores.

Segundo alguns responsáveis no Porto Autónomo de Douala, este congestionamento se deve às obras de restauração do cais n° 14 do porto, em contradição com outras fontes segundo as quais esta situação se deve ao incumprimento do prazo de entrega de um dos dois portalos restaurados do porto depois de avariados há meses.

-0- PANA NNM/AAS/CJB/DD 03jan2014