Agência Panafricana de Notícias

População maurícia chamada a economizar água

St-Paul, ilhas Maurícias (PANA) - O presidente da Central Water Board (CWB) das ilhas Maurícias, Prem Saddul, apelou à população maurícia para não desperdiçar a água, sobretudo neste período em que o curso dos rios e dos lençóis freáticos começa a diminuir na ilha devido a um défice das chuvas.

Os lençóis freáticos e os rios fornecem quase 70 porcento das necessidades de água da população.

"Os Maurícios utilizam demasiada água, quase 170 litros per capita por dia. É muito. Devemos utilizar a água conforme as nossas necessidades, não conforme o nosso desejo", exortou o responsável maurício, instando a população a economizar um litro de água por dia, por pessoa o que pouparia quase um milhão e 300 mil litros, diariamente, e cerca de 40 milhões de litros mensalmente.

Ele disse que a CWB deve gerir os recursos disponíveis até à chegada das grandes chuvas previstas para dezembro próximo.

Saddul evocou também os trabalhos que estão a ser efetuados na ilha com vista a substituir as velhas condutas de água que datam há mais de um século e considerados responsáveis por perdas de quase de 40 porcento da produção diária de água potável no arquipélago.

-0- PANA NA/IS/FK/IZ 17out2014