Agência Panafricana de Notícias

Político perseguido por desvios de fundo no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - O presidente do Partido Liberal (PL), Protais Mitali, é perseguido pela justiça por ter desviado 51 milhões de francos rwandeses (cerca de 72 mil dólares americanos) para a sua formação política, soube a PANA este fim de semana de fonte autorizada em Kigali.

Embaixador do Rwanda na Etiópia, Mitali foi destituído do seu título de diplomata depois de a sua formação política ter apresentado uma queixa contra si, acusando-o este antigo político rwandês acusado de corrupção, de abuso de poder e de desvios financeiros, entre outros crimes.

Em reação a esta queixa, o Ministério rwandês dos Negócios Estrangeiros confirmou que Mitali está suspeito de ter desviado 51 milhões de francos rwandeses (72 mil dólares americanos) criando falsos recibos e inventando despesas.

Sábado último, vários jornais em Kigali revelaram que o homem perseguido estaria atualmente em fuga num país europeu em busca de asilo, indica-se.

Homem político de longa data no Rwanda, Mitali ocupou diferentes cargos no seio do Governo rwandês, nomeadamente dos Desportos e Cultura, e no Parlamento deste país da África Central.

-0- PANA TWA/IS/SOC/MAR/DD 05abril2015