Agência Panafricana de Notícias

Polícias sul-africanos culpados de morte de taxista moçambicano

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Oito antigos polícias sul-africanos foram declarados culpados de agressão mortal dum taxista moçambicano, Mido Macia, em fevereiro de 2013, soube-se de fontes judiciais.

O vídeo do incidente que foi filmado num telemóvel numa rua movimentada na periferia de Joanesburgo, em fevereiro de 2013, foi visto em todo o mundo.

Ao pronunciar o julgamento no Tribunal de North Gauging, o juiz Bert Bam constatou que Macia foi arrastado mais de 200 metros atrás duma viatura da Polícia na sequência duma discussão e mais tarde foi encontrado morto no Comando da Polícia de Daveyton.

Os oficiais da Polícia Bongamusa Mdluli, Meshack Malele, Thamsanqa, Nguema, Percy Mnisi, Sipho Ngobeni, Lungisa Gwababa, Bongani Kolisi e Linda Sololo foram despedidos na sequência duma audiência disciplinar interna.

O juiz Bam declarou que os suspeitos são culpados de assassinato e afirmou que, além deste incidente de que foram testemunhas numerosos peões, Macia foi severamente agredido nas celas da Polícia.

No início deste mês, um nono suspeito, Matom Ramatlou, foi absolvido depois de o juiz Bam considerar que havia falta de provas que o ligavam ao assassinato.

O juiz ordenou que os reclusos que estavam em liberdade sob caução devem ser imediatamente presos enquanto se aguarda pela sua condenação.

-0- PANA CU/VAO/MTA/BEH/FK/TON 25 agosto 2015