Agência Panafricana de Notícias

Polícias saem à rua para protestar contra más condições de trabalho no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Os agentes da Polícia maliana saem à rua esta quinta-feira, em Bamako, a capital do país, numa marcha de protesto para "denunciar o desprezo das autoridades" face às suas exigências para melhorar as suas condições de vida e de trabalho, soube a PANA quarta-feira de fontes sindical.

A marcha convocada pelos sindicatos da corporação, partirá o Ministério da Segurança e Proteção Civil, no bairro ACI, para terminar no Monumento de Hamdallaye, a oeste da capital, segundo a mesma fonte.

"Os polícias não estão pedir vantagens indevidas, pedimos apenas ao Estado para traduzirem em ação concreta os compromissos que assumiu. Demos provas suficientes da nossa boa fé, mas hoje chegamos à conclusão de que as nossas reivindicações não são levadas a sério", declarou o secretário-geral do Sindicato Nacional da Polícia (SYNAPOL), Jean Antoine Samake.

Os agentes da Polícia exigem, nomeadamente, a qualidade de Oficial da Polícia Judiciária (OPJ) para os oficiais subalternos da Polícia nas condições previstas pela lei, o aumento da sua escala salarial, a aplicação do decreto 351 que concede prémios, a reintegração dos polícias despedidos e a regularização administrativa e financeira dos polícias reintegrados.

Por outro lado, os diferentes sindicatos da Polícia nacional reservam-se o direito de tomar outras "medidas coercivas" após a marcha, se as reclamações levantadas não forem satisfeitas, advertiram os dirigentes sindicais da Polícia maliana.

-0- PANA GT/DIM/IZ 21nov2018