Agência Panafricana de Notícias

Polícia revista casa de presidente da Assembleia Nacional ivoiriense em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - No quadro do inquérito sobre o golpe de Estado frustado de 16 de setembro último no Burkina Faso, a casa do presidente da Assembleia Nacional da Côte d'Ivoire e antigo líder da rebelião ivoiriense, Guillaume Soro, em Ouagadougou, a capital burkinabe, foi revistada pela Polícia Judiciária, anunciou uma fonte oficial.

Na sequência das investigações sobre o golpe de Estado frustrado perpetrado pelo general Gilbert Diendéré, antigo homem de confiança do ex-Presidente Blaise Compaoré, "houve uma busca na casa privada de Guillaume Soro", declarou sexta-feira em Ouagadougou o diretor da justiça militar, coronel Sita Sangaré.

"Os oficiais da Polícia Judiciária agem no quadro da comissão rogatória emitida pelo juiz de instrução e com base em elementos na sua posse foram fazer uma busca nesta casa privada. O secredo de instrução é um princípio cardinal e não podemos entrar em pormenores", explicou o coronel Sangaré.

Blaise Compaoré, que foi obrigado à demitir-se em finais de outubro de 2014 por causa duma revolta popular, exilou-se na Côte d´Ivoire, onde Guillaume Soro dirigiu no início dos anos 2000 uma rebelião com o seu apoio contra o Presidente Laurent Gbagbo.

-0- PANA NDT/TBM/SOC/MAR/TON 17out2015