Agência Panafricana de Notícias

Polícia efetua buscas à casa de célebre banqueiro da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Polícia mauritana realizou buscas à casa de Mohamed Ould Bouamatou, célebre banqueiro mauritano atualmente no exílio, e deteve a esposa de Mohamed Ould Debagh, seu principal colaborador residente igualmente no estrangeiro, noticiou terça-feira a imprensa local.

Mohamed Ould Bouamatou e Mohamed Ould Debagh são ambos objeto dum mandado de captura internacional emitido no quadro da instrução dum processo relativo a presunções de corrupção.

O mesmo caso visa igualmente 12 senadores dos quais um detido preventivamente desde 1 de setembro de 2017, e 11 colocados sob controlo judicial. Vários líderes sindicais e jornalistas estão também afetados pela mesma medida.

Num comentário sobre o assunto, o site "Mauriweb", próximo da oposição, escreve que "se os dois homens são conhecidos como opositores ao regime instituído, a esposa de Mohamed Oul Debagh é uma pacata dona de casa"

Por isso, o site considera que este novo episódio reflete a vontade do poder de "pressionar o seu marido", exilado inicialmente em Marrocos e depois na Europa há vários anos,

-0- PANA SAS/BEH/SOC/FK/DD 15maio2018