Agência Panafricana de Notícias

Polícia detém 45 pessoas por tráfico de droga em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Quarenta e cinco pessoas foram detidas numa operação conjunta efetuada pela Polícia Nacional e pela Polícia de Investigação Criminal (PIC) de São Tomé e Príncipe por envolvimento no tráfico, no cultivo, no comércio e no consumo de droga, soube a PANA este sábado de fonte oficial.

“A operação visa deter todos aqueles que são grandes consumidores, produtores e traficantes de droga na nossa sociedade”, disse, o comissário Kiakisik Nascimento, comandante da Polícia Nacional do distrito de Água Grande.

Jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, homens de 45 anos de idade e duas raparigas constam da lista dos detidos, alguns dos quais já apresentaram esclarecimentos ao ministério público enquanto a audição continuará segunda-feira próxima.

As autoridades policias têm na sua posse várias quantidades de droga, nomeadamente cannabis e liamba, descobertas em dois campos de cultivo e numa área de aeroporto nos arredores de São Tomé, a capital do país, e num bairro localizado no distrito de Mezo-Chi Segundo, o mais populoso da metrópolee são-tomense.

Os consumidores desta droga incorrem em pena de três anos de prisão, de acordo com a moldura penal, ao passo que os traficantes poderão ser condenados entre 2 e 12 anos de prisão.

-0- PANA RMG/DD 21jan2012