Agência Panafricana de Notícias

Polícia despedida por suposta relação com deputado da oposição no Zimbabwe

Harare, Zimbabwe (PANA) – Uma polícia zimbabweana foi despedida por ter dissimulado um suposto relacionamento com um deputado da oposição, noticiou quinta-feira a imprensa local, citando uma fonte policial.

A polícia, identificada como Faith Mereki, e o deputado Marvelous Khumalo são ambos membros do Movimento para a Mudança Democrática (MDC), principal partido da oposição dirigido pelo atual primeiro-ministro, Morgan Tsvangirai.

A Polícia confirmou o despedimento, indicando que el se deveu ao facto de que Mereki tinha negado o relacionamento, tentando dissimulá-lo.

«O despedimento está conforme à lei sobre a Polícia. Ela deu prova de desonestidade quando os seus superiores hierárquicos a interrogavam sobre esta relação", frisou um porta- voz da Polícia.

Porém, Khumalo, casado, achou surpreendente que uma pessoa maior fosse despedida por tal relação.

«Sou um homem feliz no lar e não pretendo uma relação extra-conjugal. Mas fiquei chocado com o seu despedimento e pergunto-me se alguém que tem mais de 18 anos pode ser despedido por estar apaixonado», acrescentou o deputado.

Defensores dos direitos humanos denunciaram a medida tomada contra Mereki e decidiram processar a Polícia por «despedimento abusivo».

-0- PANA RS/VAO/AKA/AAS/DIM/DD 16junho/2011