Agência Panafricana de Notícias

Plataforma de rede social do UNICEF grangeia um milhão de utentes na Nigéria

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A plataforma da rede social U-Report concebida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para reforçar o desenvolvimento suscitado pela mobilização das comunidades e pelo envolvimento dos cidadãos atingiu um milhão de utentes na Nigéria, anuncia a própria instituição segunda-feira última.

A U-Report é uma plataforma a base de Short Message Service (SMS) concebida pela equipa mundial das inovações do UNICEF, operacional em 17 países, principalmente em África, como um meio para os membros da comunidade partilharem suas opiniões e empreenderem a mudança positiva.

A estrutura representa um instrumento de controlo social centrado no utente e baseado em simples mensagens SMS, sondagens de opiniões sobre questões que afetam as comunidades e na partilha de informações úteis.

Para o diretor das inovações do UNICEF, Sharad Sapra, é reconfortante ver um milhão de jovens na Nigéria tornarem-se em agentes da mudança na sua comunidade e em toda a nação.

Do seu lado, o representante local do UNICEF, Jean Gough, frisou que conseguir um milhão de utentes para a plataforma U-Report representa um grande progresso no envolvimento das partes interessadas que põem em relação líderes e comunidades para melhorarem o seu nível de vida.

Acrescentou que esta plataforma pode contribuir de forma significativa para a transparência, a responsabilização e a justiça social na Nigéria.

A Nigéria é o primeiro país a ultrapassar a barra de um milhão de utentes e a U-Report, inteiramente gratuita, beneficia do apoio de operadoras de telecomunicação, nomeadamente Airtel, Etisalat, Glo e MTN.

A primeira questão da sondagem da plataforma U-Repor na Nigéria foi levantada em abril de 2014 e, desde então, quase 70 sondagens sobre assuntos como a saúde, a educação, a segurança, pessoas deslocadas internas, a água e o saneamento básico, a violência contra crianças e o tráfico de seres humanos, foram abordados na plataforma e os resultados foram transmitidos ao Governo e a outros organismos competentes.

-0- PANA BAL/IS/FK/DD 1set2015