Luanda, Angola (PANA) - Uma psicóloga educacional angolana, Eufrásia Victor, defendeu, esta sexta-feira, em Luanda, a necessidade de um maior alinhamento entre os cursos superiores ministrados no país e as reais exigências do mercado de trabalho, soube a PANA de fonte oficial.
Em declarações ao Jornal de Angola, esta sexta-feira em Luanda, a psicóloga fez esta sugestão para se reduzir o número crescente de licenciados sem colocação profissional.
Apontou a falta de correspondência entre as áreas de formação académica e as necessidades do tecido empresarial, tanto público como privado, como um dos principais entraves à inserção de jovens quadros no mercado de trabalho.
“É fundamental que os cursos superiores estejam previamente ajustados às demandas do mercado de trabalho, para garantirem que os graduados tenham melhores condições de inserção profissional”, afirmou.
Além da harmonização entre o ensino e o emprego, Eufrásia Victor também salientou a necessidade de combater as desigualdades regionais e sociais, que, a seu ver, ainda limitam o acesso de vários grupos ao ensino superior.
A psicóloga defendeu igualmente maior investimento em pesquisa e desenvolvimento, como motor para a inovação e criação de novas oportunidades de trabalho.
“Só com profissionais devidamente preparados será possível responder aos desafios dos diversos setores da economia angolana”, concluiu..
-0- PANA JA/DD 22agisto2025