Agência Panafricana de Notícias

Piloto do Exército líbio assassinado em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Um piloto da Força Aérea líbia foi assassinado em Tripoli, palco dum recrudescimento de violências após várias semanas de acalamia, soube-se de fonte segura no local.

Ahmed al-akremi foi abatido por homens armados não identificados na zona de al-Saraj, subúrbio do sudoeste de Tripoli, indicaram este domingo fontes de segurança.

Este assassinato surge numa altura em que a milícia Fajr Libya, uma coligação de grupos armados que tomou o controlo de Tripoli em agosto último, realiza uma campanha de detenções contra civis, líderes políticos e pregadores em mesquitas, suspeitos de apoiar o campo adverso, o da operação militar Karama lançada em Benghazi, no nordeste do país.

Sexta-feira última, a Força Aérea bombardeou posições dos grupos armados, na cidade Gharyan, no oeste do país, e perto de Benghazi.

O Exército líbio realizou operações militares contra os combatentes da Fajr Libya desdobrados nas cidades do oeste, incluindo Tripoli e Zaouia, perpetrando ataques para eliminar grupos armados da coligação do Conselho dos Revolucionários de Benghazi, nomeadamente Ansar Acharia, classificada recentemente pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas como organização terrorista devido aos seus laços com a Rede de Al Qaeda.

O diretor do Departamento Técnico dos Serviços da Inteligência líbios, o coronel Mokhtar Msadagh Naili, foi assassinado a 24 de novembro corrente em Tripoli, indica-se.

A Líbia está confrontada com uma insegurança, particularmente em Tripoli que se tornou nos últimos dias num palco de atos de violências, nomeadamente ataques à mão armada, raptos e assaltos.

As novas autoridades têm dificuldades, desde a destituição do regime ditatorial de Muamar Kadafi, em agosto de 2011, em formar órgãos de segurança capazes de restabelecer a ordem e a segurança no país.

No país imperam poderosas milícias armadas que fazem a lei desde o controlo, em agosto último, da capital do país, Tripoli, pelas forças de Fajr Libya, uma coligação de grupos armados provenientes de Misrata e de islamitas.

-0-PANA BY/BEH/FK/DD 30nov2014