Agência Panafricana de Notícias

PIB de Cabo Verde aumenta 3,2 porcento no 4º trimestre de 2015

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os resultados das Contas Nacionais Trimestrais, divulgados esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que a taxa de variação homóloga do Produto Interno Bruto (PIBI, em volume, passou de 2,2 porcento no quarto trimestre de 2014 para 3,2 porcento no mesmo período de 2015.

Os dados do INE indicam ainda que, de acordo com a política de revisão das contas trimestrais, após a publicação dos resultados definitivos das Contas Anuais de 2013, as estimativas dos trimestres seguintes, precisamente do primeiro trimestre de 2014 ao terceiro trimestre de 2015, foram revistas.

Assim, a taxa de crescimento prevista para o ano de 2014 foi revista, passando de 1,8 porcento a 1,9 porcento ao passo que a taxa de variação acumulada dos trimestres de 2015 aponta para um crescimento de 1,5 porcento, em volume.

Conforme explica o INE, o crescimento do PIB no último trimestre do ano transato, deve-se, sobretudo, ao crescimento registado nas atividades da agricultura, da imobiliária, da administração pública e dos impostos líquidos de subsídios.

Em relação às contribuições parciais dos setores no crescimento do PIB (variação homóloga), as positivas mais expressivas ocorreram nas atividades da Agricultura, da Imobiliária e de Outros Serviços, da Administração Pública e dos Impostos Líquidos de Subsídios.

Por outro lado, as negativas mais significativas foram registadas nas atividades de Indústrias Transformadoras, domComércio, dos Transportes e das Telecomunicações, acrescenta o INE.

-0- PANA CS/DD 01abr2016