Agência Panafricana de Notícias

Petrolífera norueguesa anuncia abertura de sede oficial em São Tomé

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - A petrolífera norueguesa PGS abrirá a sua sede oficial brevemente em Sáo Tomé a fim de promover as potencialidades da industria petroleira santomense nas zona de desenvolvimento conjunto Nigéria-São Tomé e Príncipe, e na sua Zona Económica Exclusiva (ZEE), soube a PANA esta terça feira de fonte oficial no local.

"A PGS está a reforçar a sua capacidade de intervenção para atrair mais empresas petrolíferas, assim como reforçar a sua presença em São Tomé com a abertura de um gabinete onde já existe uma representação", disse Dan Wheling, diretor dos negócios da PGS na região África e Europa à PANA.

No termo de um encontro esta terça-feira no palácio do povo com o primeiro-ministro santomense Patrice Trovoada, Dan explicou que São Tomé e Príncipe vai desfrutar das tecnologias mais recentes da industria de petróleo com a abertura de uma sede no arquipélago lusófono situado no golfo da Guiné.

Por sua vez, o Santomense Osvaldo Abreu, responsável pela promoção dos negócios da petrolífera norueguesa em África, assegurou que vários Santomenses serão contratados para trabalhar na empresa.

Estes quadros, segundo ele, irão trabalhar na atracão de diversas petrolíferas para São Tomé, visando aumentar o número de mãos-de-obra locais na industria do petróleo.

Os dois altos responsáveis pelos negócios e pela promoção dos investimentos da PGS em África felicitaram o chefe do executivo santomense pelo sucesso na licitação dos blocos petrolíferos na Zona Económica Exclusiva (ZEE) santomense.

Presente há já dez anos, a petrolífera norueguesa, especializada em estudos sísmicos, é responsável pelos estudos sísmicos nas zonas de desenvolvimento conjunto e na ZEE.

-0- PANA RMG/DD 13mar2012