Agência Panafricana de Notícias

Petrolífera líbia confiante na intervenção americana contra fecho de instalações

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho de Administração da Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC), Mustapha Sanalla, disse acreditar que os Estados Unidos possam operar uma "mudança decisiva" na Líbia" em reação às consequências humanitárias do encerramento instalações petrolíferas no país.

Sanalla disse ser necessário chegar-se a uma solução permanente "para que o que está a acontecer agora não volte a acontecer".

Desde 18 de janeiro último, portos e campos de petróleo no sul, no centro e no leste da Líbia foram fechados pela rebelião liderada pelo marechal Khalifa Haftar, causando a perda de 800 mil barris de produção de petróleo e 55 milhões de dólares americanos por dia.

Um comunicado divulgado sábado indica que Sanalla manteve discussões com diversos altos responsáveis norte-americanos em Washington, sobre as “consequências humanitárias e financeiras” da suspensão contínua da produção de petróleo na Líbia.

Segundo o comunicado, Mustapha Sanalla reuniu-se com o Secretário de Estado adjunto para Assuntos do Médio Oriente, David Schenker, com o primeiro subsecretário de Estado adjunto para os Assuntos Internacionais do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Matthew Zeiss, e com o subsecretário de Estado adjunto para a Diplomacia da Energia do Escritório de Recursos Energéticos do Departamento de Estado, Kurt Donnelly, bem como com a assessora assistente de Segurança Nacional, Victoria Coates.

Em 18 de janeiro, a NOC anunciou a imposição de um estado de "força maior", acusando as forças de Haftar e a guarda das instalações petrolíferas nas regiões centro e leste de suspender as exportações de petróleo para vários portos.

A NOC diz que as perdas resultantes dos encerramentos ultrapassaram um bilião de dólares para atingir um bilião 437 milhões 616 mil 232, na quinta-feira, após a produção de petróleo bruto ter caído de 1,2 milhões de barris por dia para 163.684 barris.

-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 16fev2020