Agência Panafricana de Notícias

Petrolífera líbia adverte contra escalada na jazida de al-Charara

Trípoli, Líbia (PANA) – A Companhia Nacional líbia de Petróleo (NOC) anunciou estar acompanhar de perto os acontecimentos no campo petrolífero de al-Charara, no sudoeste do país, apelando a todas as partes para evitarem a escalada que ameaça a segurança dos trabalhadores e prejudica as instalações do campo mais importante da Líbia.

Confrontos opuseram quinta-feira tropas fiéis ao Governo de unidade nacional contra unidades do Exército nacional líbio comandadas pelo marechal Hafter, perto do campo de al-Charara, que se encontra sob o controlo destas últimas desde quarta-feira.

"A segurança dos trabalhadores continua a ser a nossa principal prioridade, e apelamos a todas as partes para acabarem com o conflito e com o envolvimento das instalações do setor nas agitações políticas", indicou sexta-feira o director da NOC, Mustapha Sanallah.

Segundo Sanallah, os danos ao campo de petróleo, que pode produzir 315 mil barris por dia,
poderiam ter sérias consequências para o setor, o meio ambiente e a economia nacional, e que é impossível retomar as operações se a segurança não for restabelecida no local.

Ele ressaltou que o diretor do campo de al-Charara contactou todas as partes na vizinhança do campo e pediu moderação.
.
As forças militares do Exército nacional líbio continuaram a sua operação ordenada pelo marechal Khalifa Hafter, a 16 de janeiro último, para a "limpeza do sul".

-0- PANA BY/TBM/DM/DIM/IZ 10fev2019