Agência Panafricana de Notícias

Petróleo não garante desenvolvimento sustentável, diz candidato são-tomense

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Um candidato do partido no poder em São Tomé e Príncipe, Pósser da Costa, declarou que o petróleo é um recurso esgotável e que não garante estabilidade nem progresso económico, soube a PANA fonte oficial.

“Eu trago-vos a voz da verdade, e não da mentira e manipulação de tentar criar em vós ilusões falsas. disse o candidato do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), na Roça Uba Budo em busca de votos.

O também ex-primeiro-ministro (1999-2002) aproveitou a ocasião para descaracterizar mensagens de outros candidatos que o antecederam nesta localidade.

Posser da Costa é um dos quatro candidatos presidenciáveis que, segundo observadores políticos, pode ser eleito Presidente da República deste arquipélago lusófono de 200.000 habitantes, nas eleições de 18 de julho de 2021.

Descontraído, o candidato apoiado pelo partido da independência nacional, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe-Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), diz ser a figura ideal e o presidente de todos, se for eleito.

“Enquanto Presidente da República serei um Presidente junto de vocês. Um Presidente, sozinho, jamais poderá dizer que tem poderes”, frisou.

Reiterou que hidrocarbonetos são um recurso esgotável e que São Tomé e Príncipe tem outras alternativas para alavancar a economia, nomeadamente o turismo, considerando-o sendo "uma aposta certa."

Ladeado de militantes e deputados sociais democratas e outras figuras influentes do partido, o candidato assegurou que “tem sentido muita euforia e, sobretudo, tem aprendido muito."

Avançou, por outro lado, entrar neste jogo para ganhar.

Parafraseando Nelson Mandela, ele disse que “eu nunca perco. Ou ganho ou aprendo.”

Prometeu progresso económico e estabilidade, caso seja eleito, tendo já percorrido os distritos de Lobata, Lembá e Cauê.

A medida que a campanha eleitoral entra na contagem decrescente, disse que o terreno lhe é favorável, mas que a vitória ainda não está garantida.

Roca Uba Budo é um dos círculos eleitorais do distrito de Canta Galo, aonde as sequelas da pobreza em que está votada a população do mundo rural.

-0- PANA RMG/DD 09julho2021