Agência Panafricana de Notícias

Petroleiro norte-coreano apreendido por Marinha norte-americana a caminho da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O petroleiro de pavilhão norte-coreano que carregou ilegalmente petróleo bruto líbio a partir dum porto controlado por milícias armadas autonomistas está a caminho da Líbia após a sua apreensão pela Marinha norte-americana nas águas internacionais ao largo de Chipre, indicou esta segunda-feira o Governo líbio num comunicado.

A apreensão do navio-cisterna, domingo por militares norte-americanos, segue-se a um pedido do Governo interino líbio enviado aos países mediterrânicos, indica o comunicado.

No seu comunicado, o Governo líbio agradeceu aos Estados Unidos e a Chipre «por contribuir para a apreensão do petroleiro e fazer valer a soberania do Estado líbio ».

Ele promete igualmente tratar os membros da tripulação do petroleiro conforme as leis líbias e o direito internacional, lembrando que o petróleo é o nervo da economia líbia e que qualquer sabotagem das potencialidades do povo líbio não pode ser aceite nem tolerado.

O caso deste petroleiro precipitou a destituição do Governo do ex-primeiro-ministro Ali Zeidan, demitido pelo Congresso Nacional Geral.

O « Morning Glory » atracou a 8 de março último no porto petrolífero de al-Sedra controlado por grupos armados autonomistas do leste do país para carregar ilegalmente petróleo.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 17março2014