Agência Panafricana de Notícias

Petroleiro desviado com 25 membros da tripulação na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Um petroleiro com 25 membros da tripulação a bordo foi desviado por piratas ao largo das costas da Nigéria, confirmou esta sexta-feira o Escritório Marítimo Internacional.

« O navio perdeu o contacto com os seus proprietários a 30 de outubro de 2011. É um petroleiro com 25 marinheiros a bordo », segundo um responsável desta organização, Cyrus Mody, numa mensagem eletrónica enviada esta sexta-feira à PANA.

Fontes dos Serviços de Segurança da Nigéria indicam que o petroleiro MT Halifax foi atacado ao largo das costas do Delta do Níger, a província produtora de petróleo da Nigéria, e que navegava para um destino não precisado.

Informações não confirmadas indicam, no entanto, que a tripulação integra, entre outros, Indianos, Filipinos e Italianos. A sua sorte continua desconhecida.

No entanto, o porta-voz da Força Especial Militar desdobrada na localidade do Delta do Níger, tenente-coronel Timothy Antigha, afirmou que a força especial ainda não foi informada sobre este ataque, o último duma série ocorrida ao largo das costas oeste-africanas.

A Nigéria e o Benin lançaram conjuntamente uma força especial encarregue de combater a pirataria crescente ao largo das suas águas territoriais, enquanto o Gana, o Togo e o Benin prevêem organizar uma reunião sobre esta questão.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 04nov2011