Agência Panafricana de Notícias

Petroleiro deixa porto líbio de Al-Harriga com 1 milhão de barris

Tripoli, Líbia (PANA) – Um navio petroleiro deixou o porto petrolífero de Al-Harriga em Tobruk, no leste da Líbia, com quase um milhão de barris de crude em direção à Grã-Bretanha.

Um outro navio-cisterna apresta-se a entrar no mesmo porto para carregar quase 460 mil barris de crude destinados à refinaria de Zawiya (oeste), indicaram segunda-feira fontes próximas da capitania do porto.

Os campos petrolíferos de Al-Sarir e Mselata, que abastecem o porto petrolífero de Al-Harriga retomaram a sua produção na sua capacidade máxima de 190 mil barris por dia.

A Empresa Nacional de Petróleo (NOC) em Benghazi interrompeu a exportação de petróleo a partir do porto de Al-Harriga em Tobruk em finais de abril último, antes de retomar as suas atividades a 19 de maio último.

Com reservas petrolíferas avaliadas em 60 biliões de barris (10 vezes mais que o Egito), seguida pela Nigéria e pela Argélia, e reservas de gás estimadas em um trilião e 500 biliões de metros cúbicos, a Líbia constitui a maior economia petrolífera do continente africano.

Este país da África do Norte obtém mais de 85 porcernto das suas receitas do petróleo.

Mas a produção petrolífera diária da Líbia está estimada em 400 mil barris, apesar duma capacidade de produção de um milhão e 600 mil barris antes da revolução que destituiu em 2011 o regime de Muamar Kadafi, devido ao caos que reina no país.

-0- PANA BY/IS/IBA/FK/IZ 28junho2016