Agência Panafricana de Notícias

Petro de Luanda vence taça dos campeões africanos de andebol feminino

Luanda, Angola (PANA) - A equipa angolana do Petro Atlético de Luanda conquistou sábado a Taça de África dos Clubes Campeões em andebol sénior feminino, ao derrotar na final o 1º de Agosto, também de Angola, por 31-27, em jogo disputado no pavilhão de Assouzia em Marraquexe, Marrocos.

Este é o 19º título conquistado pelas petrolíferas angolanas, que acabavam de perder o campeonato nacional para as suas adversárias desta final de Marraquexe.

O Petro começou a dominar o jogo desde o início, atingindo o 17.º minuto da partida já com uma vantagem de 10-3, ampliada para 17-6 oito minutos mais tarde.

A equipa adversária e sua arquirrival no plano interno despertou a poucos minutos do final da primeira parte na sequência de uma chamada de atenção do treinador João Florêncio e conseguiu marcar mais quatro golos, contra um do Petro, fixando o resultado parcial em 18-10.

Mas as campeãs continentais optaram, na segunda parte, por uma defesa mais apertada, para impedir a concretização das ofensivas da equipa adversária, mantendo-se sempre à frente do marcador até ao apito final do encontro e frustrando assim o sonho desta última de conquistar o seu primeiro título continental.

O desfecho desta prova de Marraquexe marcada por uma final angolana confirmou não só a supremacia dos clubes angolanos como também a hegemonia continental do Petro de Luanda, que, desde 1997, domina o andebol sénior feminino em África.

Na luta pelo terceiro lugar, o Progresso do Sambizanga, também de Angola e estreante da prova, derrotou o Interclube do Congo-Brazzaville por 33-30, após um prolongamento determinado pelo empate a 27 golos do tempo regulamentar.

O África Sport de Abidjan (Côte d'Ivoire), uma das deceções desta edição, terminou em sexto lugar, ao perder para o FAP dos Camarões, por 22-29, enquanto o Desportivo de Cabo Verde evitou a oitava posição, ao travar o Stade Mandji do Gabão, por 32-31, no tempo extra após um empate de 28-28 no termo dos 60 minutos regulamentares.

-0- PANA IZ 13out2013