Agência Panafricana de Notícias

Pessoas curadas ultrapassam casos ativos da covid-19 em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O número de pessoas curadas ultrapassou o de casos ativos da covid-19, em Cabo Verde, o que acontece pela primeira vez desde o registo do primeiro caso positivo no país, revelou terça-feira o diretor nacional de Saúde, Artur Correia revelou.

Na habitual conferência de imprensa diária para dar conta da evolução da pandemia, no arquipélago, Artur Correia precisou que 237 pessoas, ou seja,  51 por cento dos casos confirmados, já tiveram alta hospitalar, enquanto o número de doentes é agora de 222.

A cidade da Praia, epicentro da epidemia, tem 178 casos recuperados, seguida da de Boa Vista com 53 e São Vicente com três.

Os concelhos da ilha de Santiago (São Domingos, Tarrafal e Santa Cruz) já registaram um caso recuperado cada, enumerou.

No encontro com a imprensa, o diretor nacional de Saúde deu conta de oito novos casos da covid-19, confirmados esta terça-feira,  incluindo quatro, na cidade da Praia, três na ilha do Sal e um em Santa Cruz. 

Artur Correia esclareceu que, dos quatro casos na capital do país, um se refere a um paciente evacuado do Sal.

Dos 222 doentes 213 estao internados na Praia, um no Tarrafal, três em Santa Cruz, quatro no Sal e um São Vicente.

Segundo ainda o diretor nacional de Saúde, estão em quarentena 933 pessoas, sendo 463, na Praia, e 315, em São Vicente.

Artur Correia alertou igualmente que todas as ilhas do país ainda sem o registo da covid-19 podem vir a ter casos do novo coronavírus, tal como aconteceu no Sal.

"Nós já sabemos que, por exemplo, na Europa se fez crer que oficialmente [a covid-19] começou a aparecer em finais de dezembro, hoje já há estudos que indicam que, afinal, em França havia registo de sintomas parecidos em novembro.

"Aqui não temos nenhum estudo feito nesse sentido. Sempre dissemos que todas as ilhas estão ilhas em risco e poderão vir a ter casos. Isso está a confirmar-se, o Sal já começou a ter casos. Não nos estranhará nada que surjam casos noutras ilhas", sublinhou.

Um comunicado do Ministério da Saúde confirmou esta terça-feira a quinta morte causado pela covid-19, no país, uma mulher de 65 anos que estava internada no Hospital Agostinho Neto, na Praia, em estado crítico.

A ilha do Sal é a última a diagnosticar casos, no país, totalizando agora quatro infeções, incluindo os três de terça-feira. 

Cabo Verbe acumula um total de 466 casos da covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (402), Boa Vista (56), São Vicente (04) e Sal (04).

Para além dos cinco óbitos registados, outros dois doentes foram ainda transferidos para os seus países de origem, fazendo com que o país tenha neste momento 222 casos ativos.

-0- PANA CS/IZ 03junho2020