Agência Panafricana de Notícias

Pesquisador convida África a construir sua identidade na diversidade

Dakar- Senegal (PANA) -- O secretário-geral do Fórum Social Africano, Tawfick Ben Abdallah, indicou quinta-feira em Dakar que a identidade africana só se pode construir na diversidade.
"Há uma polaridade em África, mas esta deve ser tida em conta como uma riqueza e não como uma dúvida sobre a identidade africana", declarou durante uma comunicação sobre "Autoridade Africana e Nova Configuração Geopolítica Mundial: Quais são as Perspectivas?".
Abdallah sublinhou que a participação de África não se faz sentir nos diferentes encontros internacionais, nomeadamente as Cimeira do G8 e do G20, porque os chefes de Estado do continente estão cansados sobretudo de presenciar estas cimeiras.
Ele acrescentou que os pesquisadores africanos se concentram-se mais nos contratos de consultoria do que nas suas pequisas.
"África é um projecto político", estimou Andallah, convidando os intelectuais do continente a despertarem-se e concentrarem-se nos seus esforços para a produção de conhecimentos.
Quando à escravatura e à colonização, ele indicou que os próprios Africanos devem pôr-se em causa, reconhecendo no entanto haver uma vontade política clara que pode permitir ao continente dotar.
se de uma política comum.