Agência Panafricana de Notícias

Pescador morre na explosão de projétil militar em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um pescador de 51 anos morreu domingo, na aldeia piscatória de Salamansa, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, na sequência da explosão de um projétil militar que ele tentava utilizar como peso na rede de pesca.

Segundo declarações de um irmão da vítima à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), tudo terá acontecido quando o indivíduo utilizava um martelo para fazer vincos no objeto e nele atar uma corda que o ligasse à rede.

A mesma fonte explicou que é um hábito os pescadores dessa aldeia utilizarem projéteis do tipo no lugar do chumbo no processo para levarem as redes a descer mais fundo no mar.

O comandante da 1ª Região Militar, José Rui Neves, que se deslocou a Salamansa, disse tratar-se de um projétil utilizado numa embarcação militar “tipo vedeta” mas que as Forças Armadas cabo-verdianas não possuem atualmente.

Neste sentido, ele pediu a população para “não tocar” em equipamentos do género e que as pessoas que encontrarem tais engenhos devem demarcar o local e contactar de imediato as autoridades militares ou policiais.

Outros projéteis idênticos ao que causou a morte do pescador foram, entretanto, apreendidos pela Polícia que prometeu averiguar o caso.

-0- PANA CS/IZ 01fev2016