Agência Panafricana de Notícias

Perspetivas de repatriamento de mais de mil Burundeses da Namíbia

Bujumbura, Burundi (PANA) - O destino de mil 041 requerentes de asilo burundeses na Namíbia foi objeto de negociações segunda-feira, por videoconferência, entre o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Burundi e a Namíbia, anunciou terça-feira o porta-voz do ministro burundês do Interior, Desenvolvimento Comunitário e Segurança Pública, o comissário-chefe Pierre Nkurikiye.

O ACNUR estima que um meio milhão de refugiados e requerentes de asilo burundeses estão espalhados pela sub-região e para-além, após a violenta crise eleitoral de 2015 no Burundi.

Contrariamente a outros países de acolhimento, o Burundi e a Namíbia não estão vinculados por um acordo sobre o repatriamento de refugiados, disse o  comissário-chefe Nkurikiye.

Por conseguinte, a reunião tripartida decidiu estabelecer um quadro jurídico que defina as modalidades práticas de repatriamento dos refugiados burundeses  provenientes da Namíbia, acrescentou.

Até a 14 de setembro pcorrente, será elaborado um quadro jurídico para orientar um repatriamento organizado dos refugiados burundeses da Namíbia, de acordo com a mesma fonte.

Posteriormente, "passaremos às modalidades práticas de transporte destes refugiados, especialmente tendo em conta a pandemia global de coronavírus", afirmou.

As novas autoridades burundesas estão a tentar convencer milhares de cidadãos que ainda não decidiram regressar à casa.

Cerca de 165 mil destes refugiados encontram-se na Tanzânia, 70 mil no Rwanda, 48 mil 275 no Uganda, 48 mil 482 na República Democrática do Congo, 13 mil 800 no Quénia, oito mil 300 no Malawi, seis mil na Zâmbia,  sete mil 800 em Moçambique e nove mil 200 na África do Sul, de acordo com dados do ACNUR.

A maioria destas pessoas manifestava-se contra o controverso terceiro mandato do então chefe do Estado burundês, o defunto Pierre NkurunzizA, de mais cinco anos.

Por medo de represálias, estes cidadãos preferiram fugir do seu país em 2015.

-0- PANA FB/JSG/SOC DIM/DD 1set2020