Agência Panafricana de Notícias

Perspetiva de criação de vasta zona de livre comércio em África em 2014

Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e o Mercado Comum dos Estados da África Oriental e Austral (COMESA) vão criar uma zona de livre comércio em 2014, anunciou segunda-feira em Addis Abeba a Comissária para o Comércio e a Indústria da Comissão da União Africana (CUA), Fatima Haroun Acyl.

"A criação desta zona é para nós um evento maior que vai acelerar a integração regional. Recordo que os nossos chefes de Estado comprometeram-se a criar uma zona de livre comércio continental em 2017", indicou Acyl durante uma conferência de imprensa organizada na véspera da 21ª Cimeira da UA consagrada ao Pan-africanismo e o Renascimento.

Ela disse que a criação duma zona de livre comércio que agrupe três Comunidades Económicas Regionais (CER) vai igualmente contribuir para aumentar o comércio intra-africano que oscila atualmente entre 10 e 12 porcento.

"Por outro lado, temos de trabalhar para racionalizar a filiação dos nossos Estados nas CER. Alguns pertencem a várias CER ao mesmo tempo e isto pode ser contraproducente", acrescentou.

O balanço do processo de integração regional será largamente abordado durante a 21ª Cimeira da UA consagrada ao cinquentenário da criação, a 25 de maio de 1963 ,da Organização da Unidade Africana (OUA)., atual União Africana.

-0- PANA SEI/JSG/IBA/CJB/DD 21maio3013