Agência Panafricana de Notícias

Perspetiva de criação de polo de produção de medicamentos em África

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma reunião dos ministros das Finanças dos países-membros da União Africana (UA) realizar-se-á de 28 a 30 de março corrente em Abuja, na Nigéria, para refletir sobre a criação dum polo industrial continental de produção de medicamentos, anunciou esta sexta-feira o diretor executivo do Programa Comum das Nações Unidas sobre o HIV/Sida (ONUSIDA), Michel Sidibé.

Face a esta implicação estratégica de desenvolvimento que representa a produção de medicamentos, os Estados africanos devem conjugar os seus esforços e trabalhar conjuntamente, afirma Michel Sidibé à margem da sua visita à Mauritânia.

Disse que a criação duma agência pan-africana de produção de medicamentos se inscreve no quadro da aplicação dum roteiro da UA para a aceleração dos progressos no combate ao HIV/Sida, à tuberculose e ao paludismo.

Em matéria de luta contra o HIV/Sida, acrescentou, a maioria dos países africanos continuam a depender em 80 porcento de financiamentos externos e importam 90 porcento dos seus medicamentos, nomeadamente os antirretrovirais (ARV).

Os ARV utilizados em África provêm atualmente dos países emergentes, nomeadamente a Índia, no entanto, alguns países africanos já fabricam fármacos produção nos últimos anos e trata-se doravante de inscrever esta tendência no quadro duma estratégia continental, assegurou Michel Sidibé.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 21março2014