Agência Panafricana de Notícias

Perspetiva de criação de Banco Confederal da AES

Niamey, Níger (PANA) - A Aliança dos Estados do Sahel (AES) perspetiva criar um Banco Confederal para o Investimento e Desenvolvimento (BCID- AES), soube a PANA de fonte oficial.

Para o efeito, peritos dos países membros da confederação da AES reuniram-se a 21 de julho corrente em Niamey, a capital nigerina. 

O encontro tem como objetivo elaborar textos jurídicos indispensáveis à criaça do BCID-AES.

Intervindo nessa ocasião, o vice-ministro nigerino do Orçamento, Mamane Sid, apelou a todos os peritos para examinarem todas as questões ligadas a esta matéria.

A seu ver, este encontro de Niamey “é portanto um passo decisivo na marcha inexorável a fim de tornar efetiva a concretização duma ferramenta financeira ao serviço das nossas prioridades regionais,”

A iniciativa dos países da AES inscreve-se numa vontade afirmada de autonomização financeira, com o objetico de responder às necessidades importantes de investimento nos setores estratétigocos, como infraestruturas, a energia, a  agricultura e as minas. 

A nova estratégia mineira adotada pela AES pretende ser resolutamente ambiciosa e proativa. 

Ea visa corrigir desequilíbrios na exploeação dos recursos naturais, ilustrados nomeadamente pelo caso da mina de ouro de Loulo-Gounkoto no Mali, onde a sociedade canadiana Barrick Gold detem 80 por cento das ações.

Fruto da vontade conjunta do Mali, do Níger e do Burkina Faso, de se retirar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), a AES foi oficialmente instituída a 6 de julho de 2024 pela assinatura do Tratado da Confederação.

Desde então, a cooperação entre estes três países intensifica-se, nomeadamente nos setores da defesa, com a implementação de um Estado-Maior Conjunto do Exército, da diplomacia e, doravante, nos setores econímico e do desenvolvimento  sustentável.

-0- PANA DD 24julho2025