Agência Panafricana de Notícias

Perspectiva de relançamento dos caminhos-de-ferro benino-nigerino

Cotonou- Benin (PANA) -- O Benin acaba de adquirir três novas locomotivas com vista a relançar as actividades da Organização Comum Benin-Níger (OCBN) dos caminhos-de-ferro, confrontada desde há vários anos com dificuldades de funcionamento, soube-se segunda-feira de fontes oficiais em Cotonou.
Estimadas em um bilião 500 milhões de francos CFA (cerca de três milhões de dólares americanos), estas locomotivas de fabrico indiano permitirão à empresa voltar a funcionar após vários meses de cessação das actividades devida à deterioração das suas infra-estruturas.
Ela poderá assim hinrar vários contratos dos quais o do transporte de blocos de granito no quadro da luta contra a erosão costeira e a construção de dois cais no Porto Autónomo de Cotonou.
Três outras locomotivas serão encomendadas nos próximos dias, garantiram autoridades competentes indicando que outras medidas estão a ser tomadas incluindo o pagamento aos ferroviários de cinco dos 10 meses de salários que a empresa lhes deve.
Outrora conquista económica dos dois Estados, a OCBN está confrontada desde há vários anos com uma forte degradação da sua situação a que se juntam uma perda de vários biliões de francos CFA bem como a imobilização dos meios rolantes e uma forte tensão de tesouraria devida a uma perda drástica dos recursos de exploração.