Agência Panafricana de Notícias

Perspectiva de instalação de radares nas costas camaronesas

Doualá- Camarões (PANA) -- As costas camaronesas, nomeadamente na península de Bakassi (sudoeste do país), palco de vários ataques terroristas nestes últimos meses, estarão brevemente sob controlo de radares, declarou a embaixadora dos Estados Unidos nos Camarões, Janet E.
Garvey.
Segundo a diplomata norte-americana, este sistema de vigilância com radares será instalado em 2010 pelos Estados Unidos que estão preocupados não apenas com a segurança nas costas camaronesas mas igualmente e, sobretudo, com a estabilidade do todo o Golfo de Guiné, confrontado com actos de pirataria marítima.
Enquanto isto, acrescentou Janet E.
Garvey, "os Estados Unidos vão continuar a assistir todos os países do Golfo de Guiné para uma segurança máxima das suas respectivas costas".
Segundo ela, os Estados Unidos projectam orientar as suas intervenções para quatro domínios, incluindo a formação dos profissionais na segurança marítima, o desenvolvimento das infra- estruturas da segurança marítima, a promoção do controlo marítimo e o reforço das capacidades de intervenção marítima dos países da região.
"Estamos a trabalhar com o Governo camaronês para a construção duma nova represa com vista a apoiar a missão de segurança em Bakassi", precisou.
Desde que a península de Bakassi está a braços com ataques de piratas e outros "rebeldes não identificados", os Estados Unidos deram equipamentos à Marinha camaronesa para controlar melhor a zona e combater a pirataria e a pesca furtiva.
Os Estados Undios prometem, de acordo com a sua embaixadora nos Camarões, dotar a Marinha deste país da África Central de cinco embarcações até 2011, ou seja duas em 2010 e três outras em 2011".