Agência Panafricana de Notícias

Personalidades de renome esperadas no Fórum Social Mundial de Dakar

Dakar, Senegal (PANA) – Personalidades de renome são aguardadas na 11ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), prevista para 6 a 11 de fevereiro corrente, em Dakar, no Senegal, anunciou o presidente do Comité de Organização da manifestação, Mamadou Mignane Diouf.

Numa entrevista a Sud FM (rádio privada de Dakar), Diouf indicou que os organizadores esperam o ex-Presidente do Brasil, Lula Ignácio Lula Da Silva, os chefes de Estado da Venezuela, Hugo Chavez, da Bolívia, Evo Morales, e da Guiné-Conakry, Alpha Condé, bem como o ex-Presidente do Mali, Alpha Omar Konaré, o presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, e representantes do Partido Socialista francês.

Ao apresentar o FSM, "como um espaço de trocas e propostas alternativas para os altermundialistas que trabalham para a instauração dum mundo melhor", Diouf indicou, no entanto, que a 48 horas da abertura da manifestação, o Comité de Organização obteve apenas 47 ou 48 porcento do seu orçamento.

"Temos problemas para disponibilizar o orçamento inicial que ronda um bilião 800 milhões de francos CFA (mais de três milhões 600 mil dólares americanos). Apenas 47 a 48 porcento deste orçamento foram disponibilizados. Este défice deveu-se às dificuldades das organizações de apoio ao fórum, na sequência da crise, ao passo que o Comité conta apenas com cotizações de Organizações Não Governamentais (ONG), custos de inscrição de participantes e de outros doadores", explicou presidente do Comité organizador do evento.

No entanto, para este encontro, que reunirá cerca de 50 mil pessoas sob o lema "As Crises do Sistema e das Civilizações", estas dificuldades não desencorajam os organizadores, mas os levam a baterem-se cada vez mais para "livrar as finanças mundias das mãos dos capitalistas", de acordo com Diouf.

O FSM, apresentado como o maior encontro dos altermundialistas, por mobilizar, em média, a cada uma das suas edições, 100 mil pessoas, foi organizado, pela primeira vez em 2001, em Porto Alegre, no Brasil.

-0- PANA SIL/JSG/FK/DD 5fev2011