Agência Panafricana de Notícias

Peritos defendem gestão sustentável de florestas africanas

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Os peritos participantes na conferência sobre as mudanças climáticas e desenvolvimento em África defenderam uma gestão sustentável das florestas do continente a fim de limitar os efeitos nefastos das mudanças climáticas sobre elas.

Eles recomendaram fortemente aos países e atores da luta contra as mudanças climáticas para aplicar uma política de gestão sustentável e adequada para garantir uma melhor proteção dos recursos florestais africanos.

Devido à diversidade dos tipos florestais, a condições florestais, à forma da desarborização e das capacidades dos países africanos individuais, é necessário orientar as políticas e ações específicas para as mudanças climáticas sobre os contextos e concentrar-se na criação dum valor acrescentado que beneficie dos investimentos favoráveis aos pobres, sublinharam.

Apesar de o nível de sensibilização ao desafio das mudanças climáticas e ao papel desempenhado pelas florestas e pelas árvores neste domínio ter melhorado fortemente nos últimos anos, a vontade política deve, no entanto, reforçar-se para que esta sensibilização exerça um impacto nas políticas.

Segundo os peritos, é importante velar por que as políticas de todos os níveis reconheçam, e criem mecanismos que promovam a gestão sustentável das florestas e encorajam a substituição e a utilização dos recursos renováveis.

-0- PANA IT/AAS/FK/IZ 19out2011