Agência Panafricana de Notícias

Peritos da África Central discutem de gestão de recursos naturais transfronteiriços em Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) - Peritos da África Central reuniram-se quarta-feira em Brazzaville para discutir sobre a gestão conjunta dos recursos naturais transfronteiriços, soube a PANA de fonte oficlal no local.

Organizado pela Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES), em parceria com o Centro de Investigação de Estudos Políticos e Estratégicos, este fórum o lema "Gestão Cooperativa dos Recursos Transfronteiriços na África Central: Que Lições para a Integração Regional? ".

Nele participam delegados dos nove países da Comunidade Económica dos Estados da Africana Central (CEEAC), designadamente Angola, Burundi, Camarões, Congo, África Central, Gabão, São Tomé e Príncipe e a República Democrática do Congo.

O encontro fixa como objetivo global alcançar uma gestão pacífica dos Recursos Transfronteiriços e compreender os padrões e as dinâmicas de co-gestão concertada dessas riquesas.

"Para ajudar na conceção de um quadro permanente de diálogo e de troca com vista a uma gestão transfronteiriça conjunta dos nossos recursos, os resultados esperados dos seus trabalhos vão permitir aos Estados da sub-região redinamizarem a cooperação nesta matéria e promover a integração economica sustentável ", disse o diretor de Gabinete do ministro congolês do Desenvolvimento Sustentável, Sébastian Mpoussa, na abertura dos trabalhos.

Durante este forùm, os especialistas vão discutir, em particular, sobre a gestão cooperativa dos recursos hídricos, da pesca, do petróleo, das florestas e transfronteiriços.

Estes trabalhos permitirão considerar novas perspetivas para uma integração economica, social, de segurança e da energia na sub-região onde a livre circulação de bens ainda não é efetiva.

-0- PANA MB/TBM/IBA/CCF/DD 12maio2011