Agência Panafricana de Notícias

Peritos africanos perspetivam desenvolvimento com pouca emissão de carbono no continente

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Peritos que participam na conferência sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento em África sonham, para o continente, com um desenvolvimento com pouca emissão de carbono, indica uma declaração lida no termo da reunião.

Embora convencidos das dificuldades em alcançar um desenvolvimento com pouca emissão de carbono, eles sublinharam a necessidade para África de refletir sobre um desenvolvimento neste sentido no quadro da economia verde, de acordo com o documento.

Segundo eles, a realização desta estratégia exige políticas suscetíveis de criar um ambiente favorável aos setores público e privado, bem como a colaboração intersetorial.

Eles exortam os países a associarem-se ao setor privado e às organizações da sociedade civil para instaurar estratégias que visem garantir o desenvolvimento com pouca emissão de carbono tendo em conta as suas necessidades.

Eles consideram que os países devem formular e instaurar polítcas de apelo a fim de facilitar o acesso a serviços práticos, fiáveis e apropriados para reduzir a pobreza, melhorar a saúde, aumentar a produtividade e promover o desenvolvimento económico.

Para o efeito, cada país é encorajado a escolher uma sinergia adaptada à sua própria situação económica e aos seus recursos.

Os países e as comunidades económicas regionais de África devem reforçar a cooperação regional em matéria de prestação de serviços nos setores como a energia e a agricultura para permitir aos países concentrarem-se em domínios onde disponham de vantagens comparativas.

-0- PANA IT/AAS/SOC/MAR/DD 20out2011