Agência Panafricana de Notícias

Peritos africanos defendem parceria mundial da ciência orizícola

Cotonou, Benin (PANA) – Peritos e investigadores africanos optaram por uma « Parceria Mundial da Ciência Orizícola” (GRISP) cujo objetivo é chegar a importantes resultados concretos e quantificáveis, benéficos para os pobres e o ambiente, durante os próximos 25 anos.

Esta opção consta dum comunicado divulgado no termo dum fórum científico realizado no Centro do Arroz para África (Africa Rice) na capital económica beninense, Cotonou.

Os peritos aprovaram um programa que visa mobilizar a melhor ciência orizícola no mundo e envolver o maior número possível de atores no processo de criação e difusão das inovações tecnológicas para fazer face, entre outros, aos principais desafios do desenvolvimento orizícola em África.

Participaram no fórum científico GRISP-África mais de 100 peritos internacionais e nacionais, incluindo representantes dos parceiros de desenvolvimento.

O encontro examinou os progressos que esta Parceria Mundial realizou em 2011 em África, dos quais o desenvolvimento de novos produtos de pesquisa, tais como a descoberta dum novo gene e a experimentação de pequenas ceifas combinadas.

-0- PANA IT/SSB/FK/IZ 9out2011