Agência Panafricana de Notícias

Perito independente da ONU inteira-se sobre processo eleitoral na Côte d'Ivoire

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) - O presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI) ivoiriense, Youssouf Bakayoko, recebeu quarta-feira, em Abidjan, o diplomata marroquino Mohammed Ayat, perito independente da ONU no domínio dos direitos humanos, a quem informou sobre o andamento do processo eleitoral na Côte d'Ivoire.

Ayat indicou no termo do encontro que a CEI tem procurado ser o máximo inclusivo depois de algumas críticas formuladas no passado durante a sua criação, comprometendo-se a reformar os diplomas legais que a fundam.

O primeiro vice-presidente da CEI, Sourou Koné, assegurou que a instituição encarregada da organização e supervisão das operações eleitorais vai organizar as presidenciais de outubro próximo nos prazos previstos, num clima de paz e segurança e no respeito pelos direitos humanos.

"Cada ivoiriense em idade de votar vai votar livremente. Que nenhum eleitor seja privado do seu direito de votar ", declarou.

Nomeado a 06 de novembro de 2014, substituindo o Senegalês Doudou Diène, o perito onusino iniciou, segunda-feira, a sua primeira visita à Côte d’Ivoire, onde já foi recebido pelo Pesidente Alassane Ouattara e pelo ministro da Justiça, Mamadou Gnénéma Coulibaly.

Ele conclui a sua visita a 21 de janeiro corrente.

-0- PANA BAL/BEH/DIM/IZ 15jan2015