Agência Panafricana de Notícias

Perito da ONU inicia avaliação dos direitos humanos no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – O perito independente das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos no Sudão, Mashood Adebayo Baderin, iniciou domingo uma visita de oito dias ao Sudão, a sua segunda neste país desde a sua nomeação no ano passado.

Segundo a Rádio Omdurman (RO), Baderin foi informado domingo pela Comissão Parlamentar Sudanesa dos Direitos Humanos sobre os direitos à formação, à reinserção e ao reforço das capacidades no Sudão, antes de manter um encontro com o ministro sudanês da Justiça, Mohamed Busharah Dousah.

Citando o vice-presidente da Comissão Parlamentar para a Legislação, Justiça e Direitos Humanos, Yassir Abu Kasawe, a RO indicou que esta comissão entregou a Baderin o programa das suas atividades sobre os direitos cívicos e políticos, os direitos das mulheres, das crianças e o direito à educação, bem como sobre os esforços envidados para reforçar estes direitos.

Baderin, que está no Sudão a convite do Governo, deslocar-se-á igualmente ao Darfur, no oeste do país, para se encontrar com as autoridades locais, com os atores da sociedade civil e com os membros do corpo diplomático e das agências da Nações Unidas.

"Durante a minha missão de oito dias, vou consagrar-me principalmente à avaliação e ao controlo da situação dos direitos humanos no Sudão, para determinar as necessidades de assistência técnica e de reforço das capacidades do Governo sudanês", disse o perito independente da ONU num comunicado.

No termo da sua visita, ele vai apresentar as suas conclusões e recomendações num relatório detalhado ao Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, em setembro de 2013.

-0- PANA MO/SEG/FJG/SSB/CJB/IZ 04fev2013