Agência Panafricana de Notícias

Pedro Pires lidera observadores da CPLP nas eleições em Moçambique

Praia, Cabo Verde (PANA) - O antigo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, vai chefiar uma missão de observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) às eleições presidenciais de Moçambique, marcadas para 15 de outubro, apurou a PANA, na cidade da Praia.

Cada Estado-membro da CPLP irá também designar um representante para integrar a missão em Moçambique que decorrerá de 09 a 20 de outubro.

Pedro Pires chefiou, pela primeira vez, uma missão de observação eleitoral da União Africana (UA) em Angola constituída por 61 elementos que estiveram presentes em todas as províncias do país a acompanhar o processo eleitoral de 31 de agosto de 2012.

No final da missão, o antigo Presidente cabo-verdiano (2001-2011) e galardoado com o prémio Mo Ibrahim de boa governação africana em 2011, considerou as eleições gerais angolanas como "satisfatórias".

Segundo eles, as eleições em Angola foram realizadas em conformidade com a declaração de Durban, sobre os Princípios Reguladores de Eleições Democráticas em África, adotada pela Assembleia da União Africana em julho de 2012.

-0- PANA CS/IZ 23set2014