Agência Panafricana de Notícias

Passageiros do avião líbio sequestrado em Malta chegam a Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – Os passageiros do avião da companhia estatal líbia Afriqiyah Airways sequestrado sexta-feira em Malta chegaram de manhã muito cedo este sábado ao aeroporto internacional de Maitiga, no subúrbio do leste de Tripoli, soube-se de fonte segura no local.

O incidente culminou na capitulação dos piratas e no seu encarceramento pelas autoridades de segurança maltesas, de acordo com a fonte.

Após sua chegada, os passageiros foram acolhidos pelo ministro dos Transportes do Governo de União Nacional e pela Autoridade Geral para a Cultura.

A aeronave em causa será devolvida à Líbia imediatamente após a conclusão dos trâmites de verificação pelo Governo maltês, indicou por outro lado uma fonte da companhia Afriqiyah Airways.

De facto, o avião da companhia aérea Afriqiyah Airways, que se dirigia sexta-feira ultima do aeroporto de Tamaneht na cidade de Sebah (sul) para o aeroporto Matiga de Tripoli com a seu bordo 111 passageiros, foi desviado sob a ameaças de bombas por piratas para o aeroporto de La Valeta, em Malta.

O desvio teve um desfecho feliz com a libertação de todos os passageiros, dos membros da tripulação e o encarceramento dos piratas que são apoiantes do antigo líder líbio, Muamar Kadafi, derrubado em agosto de 2011 por uma revolução popular após 42 anos de poder absoluto.

Os piratas exigiram, durante negociações, um asilo político em Malta.

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 24dez2016