Agência Panafricana de Notícias

Partidos da oposição exigem demissão de Presidente nigeriano

Lagos- Nigéria (PANA) -- Uma aliança de partidos da oposição na Nigéria instou o chefe de Estado, Umaru Yar'Adua, em tratamento por doença cardíaca na Arábia Saudita desde 23 de Novembro último, a apresentar a sua demissão "devido à sua incapacidade de exercer as suas funções", noticiou quarta-feira a imprensa local.
A aliança convidou igualmente o Presidente a autorizar o Conselho Executivo Federal a votar uma resolução que permita ao Senado fazer investigações sobre o seu estado de saúde.
Segundo a imprensa nigeriana, o presidente do Senado, David Mark, bloqueou uma moção introduzida pelo senador Victor Ndoma-Egba, que exige a organização duma debate sobre a saúde do Presidente em Abuja, a capital federal da Nigéria.
Contudo, a aliança sugeriu ao Presidente para ceder o poder ao seu Vice-Presidente, Goodluck Jonathan, para terminar o seu mandato e organizar as eleições de 2011.
Reagindo a este apelo, o antigo governador do Estado de Lagos, Asiwaju Bola Tinubu, disse ser prematuro pedir a demissão do Presidente numa altura em que os líderes do Partido Popular Democrático (PDP, no poder) encaram lançar um plano de orações a favor do Presidente Yar'Adya, actualmente hospitalizado na Arábia Saudita.
Num comunicado intitulado "A Saúde do Presidente Yar'Adua e o Estado da Nação", a coligação de partidos da oposição indicou que o estado de saúde do líder nigeriano afectou a sua capacidade de exercer as suas funções.