Agência Panafricana de Notícias

Partido político apela para aborto do golpe de Estado no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Movimento para o Povo e Progresso (MPP), partido dos dissidentes do regime de Blaise Compaoré, apelou quinta-feira ao povo burkinabe para se mobilizar para fazer "abortar o entrave à transição e às conquistas democráticas" depois do golpe de Estado perpetrado quarta-feira pela Guarda do antigo chefe de Estado.

Numa declaração, o MPP reitera o seu apoio às autoridades de transição e apela aos seus militantes e simpatizantes, ao povo e amigos do Burkina Faso e à comunidade internacional para mobilizarem-se contra o golpe de Estado.

"Como um só homem, devemos novamente mobilizarmo-nos para conter este novo golpe de Estado que é apenas o prolongamento das vontades de restauração da ordem antiga e de resistência ao desejo do povo de instaurar a democracia e a justiça", sublinhou a formação política.

Ao mesmo tempo, o agrupamento político formado pelos próximos de Blaise Compaoré, destituído do poder por uma revolta popular em outubro de 2014, aprova este golpe de Estado, justificando-se com a exclusão do seu candidado às presidenciais marcadas para outubro próximo no calendário da transição.

-0- PANA NDT/TBM/MAR/IZ 18set2015