Agência Panafricana de Notícias

Partido político apela a suspensão de relações entre ilhas Maurícias e Israel

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Um partido político Maurício, "Lalit", e a ONG "Centre Idrice Goomany", apelaram segunda-feira ao Governo maurício para congelar as relações diplomáticas e comerciais com Israel devido à sua "campanha agressiva contra o Hamas e os Palestinianos desde 7 de julho de 2014", soube a PANA em Port-Louis de fontes seguras.

Numa carta endereçada ao ministro maurício dos Negócios Estrangeiros, Arvin Boolell, o partido e a ONG escrevem: "Tornou-se urgente falar para a justiça com vista a pôr termo à impunidade israelita com o número de mortos que continua a crescer".

Eles consideram que as "ações draconianas do Governo israelita, que pune os Palestinianos de maneira coletiva, viola a lei internacional".

O Lalit e o Centre Idrice Goomany dizem que as forças armas israelitas bombardearam e continuam a bombardear os Palestinianos "que vivem sob a ocupação militar israelita na faixa de Gaza", considerando que "o bloqueio israelita de Gaza é ilegal".

O partido político e a ONG apelaram ao ministro a lançar iniciativas internacionais para um embargo de armas com destino ao Médio Oriente.

"Desta maneira, as ilhas Maurícias assumirão as suas responsabilidades e forçarão Israel a pagar pelas suas ações ilegais e imorais. Este país deverá igualmente reconsiderar e eventualmente pôr termo ao uso da força militar contra os Palestinianos", declaram.

-0- PANA NA/IS/MAR/TON 14julho2014