Agência Panafricana de Notícias

Partido no poder na África do Sul saúda nova Constituição zimbabweana

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - O Congresso Nacional Sul-africano (ANC) saudou esta quinta-feira a promulgação pelo Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, da nova Constituição do seu país.

Segundo o porta-voz do ANC, Jackson Mthembu, esta promulgação é uma viragem na aplicação bem sucedida do acordo de paz e do processo democrático no Zimbabwe.

"Além disso, é sinal de uma nova partida para este país baseada na cooperação mútua e na necessidade de progredir. O caráter livre, justo e pacífico do referendo pressagia claramente a organização proximamente de eleições livres e justas no Zumbabwe", regozijou-se.

Na sua ótica, a determinação e a resiliência demostradas pelo Governo e pelo povo do Zimbabwe "devem servir de inspiração a muitos dentre nós na maneira como um povo unido pode buscar e encontrar as suas próprias soluções para os desafios vividos".

A nova Constituição zimbabweana substitui a que existia há 33 anos, instaurada pelo regime colonial britânico, e abre a via a eleições no decurso deste ano.

A Constituição aprovada com a uma larga maioria, durante um referendo organizado em março último, impõe um limite de dois mandatos presidenciais, a partir da próxima legislatura, o que significa que Mugabe, de 89 anos, poderá ainda ficar no poder durante uma outra década.

-0- PANA CU/SEG/NFB/JSG/MAR/DD 24mai2013